Cinfotec

(+244) 226 422 606 / 7 / 16 info@cinfotec.gv.ao

Menu
CINFOTEC vai estabelecer parceria com institutos politécnicos chineses

26-08-2019

CINFOTEC vai estabelecer parceria com institutos politécnicos chineses

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, assegurou, esta segunda-feira, 19, que o Cinfotec vai estabelecer uma parceria com os institutos politécnicos da China, com o objectivo de permitir estágios dos recém-formados e a vinda de formadores chineses no país.

Jesus Maiato, que falava no final da visita do embaixador chines, Gong Tao, realizada no CINFOTEC e na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), afirmou que outro objectivo é criar capacidade interna para se ter formadores competentes.

“O embaixador gostou muito do que viu e, no domínio da cooperação, vão passar a reequipar e fornecer equipamentos com tecnologias actuais”, acrescentou.

Jesus Maiato acentuou como uma das grandes dificuldades no sector da formação profissional a carência de formadores, mas adiantou que está aberto um concurso público para mais 300 vagas em todo o país. Neste processo, revelou que o Cinfotec tem prioridade com um número significativo.

O ministro salientou que o Cinfotec formou, em dez anos, cerca de 15 mil quadros, quer em cursos de curta duração quer de longa.

O governante salientou que, em breve, vai arrancar o Plano de Acção de Promoção para a Empregabilidade, que é a esperança da juventude.

O embaixador da China, Gong Tao, considerou que a cooperação vai servir para o desenvolvimento sustentável de Angola, tendo em conta que a formação profissional e melhor funcionamento da função pública constituem alicerces fundamentais.

A visita que se estendeu à Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) serviu para a assinatura de acordo de cooperação entre os dois países. Pela parte angolana assinou o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, e pela China o embaixador Gong Tao.

O acordo no domínio da formação profissional e da Administração Pública visa reforçar os programas para formação de formadores e qualificação de técnicos que trabalham no sector público e empresarial.
“Sabemos que a China é uma potência mundial, tem um histórico positivo no que concerne ao planeamento estratégico e desenvolvimento. Angola também tem programas de planeamento a longo prazo e queremos que os nossos funcionários públicos e do sector empresarial, que ocupam cargos de direcção tenham uma visão, além de outras potencialidades”, disse o ministro Jesus Maiato.

Pre-made Skins

Here you can see the pre-made skins for Vertikal. Vertikal is a true high quality and clean multi-purpose theme which will fit for any business and websites.

Please take a look at these demos. We believe Vertikal will suit for you and you will love it as much as we do...